Ferramenta que pode ajudar a identificar os talentos.

Empresas que acreditam que o ser humano é o diferencial de seu negócio são as que melhor utilizam esta ferramenta.

O talento humano se torna realidade quando houver uma aplicação sistemática, combinando a preparação contínua de capacitação de novas competências, e para isto é necessário identificar os potenciais (“high fly”) de uma organização, com a geração de oportunidades.

O ASSESSMENT CENTER é uma ferramenta usada no Brasil e no mundo para avaliar, reconhecer e aconselhar talentos ou profissionais de maneira geral. Passou a personificar o conceito de gestão de pessoas nos últimos anos e se transformou numa verdadeira necessidade atual.

A avaliação consiste em mapear potencial de grupos de pessoas em áreas como:

  • Competência técnica e cultural
  • Perfil psicológico / social / humano
  • Forma de utilização dos próprios recursos intelectuais, emocionais, técnicos e culturais para o desempenho da missão do cargo e da organização

É aplicável nas situações de:

  • Mudança estratégica organizacional com redimensionamento da estrutura funcional e readaptação dos postos-chave (key people)
  • Seleção interna (placement) onde profissionais são avaliados para promoção e/ou remanejamento
  • Identificação de necessidades de treinamento/ desenvolvimento e de Educação Continuada; exposição a novos projetos e desafios; desenvolvimento de um estilo de liderança para os “key people”

A metodologia e ferramental de trabalho consistem no desenvolvimento de um processo cíclico:

  1. 1. Diagnóstico :

 

  • Avaliações técnicas/ culturais através de informações da própria Empresa
  • Análise psicológica com tecnologia não invasiva para identificação do perfil de atitudes
  • Identificação do perfil de competências e aptidões
  • Simulações de trabalho e provas situacionais e Dinâmica de Grupo
  • Entrevistas individuais
  • Relatório descritivo do perfil dos participantes
  1. 2. Perfil organizacional:

 

Entrevista com o Corpo Diretivo e Gerencial para coletar informações que possibilitem efetuar um diagnóstico da empresa, obtendo dados relativos a:

  • Visão de contexto e cenários
  • Visão empresarial
  • Organização interna (estrutura, fluxos, etc.)
  • Filosofia, políticas, diretrizes
  • Clareza e adequação de objetivos
  • Clima interno
  • Processos de comunicação
  • Níveis de relacionamento interpessoal
  • Estilos de comando
  • Processos de gerenciamento
  • A identificação das competências e comportamentos a avaliar
  • Definição das ações recomendadas.
  1. 3. Execução do plano de ação:

 

  • Apresentação dos resultados e definição de um cronograma de atividades
  • Comunicação do Programa a todos os participantes.
  • Execução do programa de treinamento e orientação individualizada (coaching)
  • Avaliação e acompanhamento para consolidar os procedimentos e o padrão de comportamento desenvolvido pela equipe.
  1. Comunicação dos resultados:

As conclusões derivadas do Assessment são apresentadas em relatório à diretoria, onde cada profissional é analisado com relação às ações recomendadas, agrupadas em categorias a ser definidas previamente. Cada participante terá o retorno de sua avaliação e plano de ação.

  1. 5. Relatórios finais:


 

Apresentação de relatórios com a identificação dos pontos fortes e a desenvolver no perfil da equipe gerencial no tocante às suas competências, visão estratégica da organização e dos planos de ação.