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7 – Modelo para Avaliação de Desempenho Global de Instituições de Ensino Básico

Os resultados de desempenho acadêmico dos alunos em diferentes provas da educação
básica, como o PISA, por exemplo, vêm mostrando uma evolução pouco significativa, aquém
dos índices referenciais de médias nacionais e internacionais (Dias, Mariano & Cunha, 2017;
Sassaki et al., 2018). Neste quadro, questionamentos são levantados se será possível que grande
parte destes alunos, no futuro, terão desempenho satisfatório no ensino superior e em um
mercado de trabalho cada vez mais qualificado. Infelizmente, existe uma relação de causa e efeito entre a má qualidade da educação básica e suas consequências deletérias para a sociedade, como analfabetismo, baixo desenvolvimento humano e bem estar social.
Assim, pensando nessas questões de forma sistêmica, o modelo proposto divulgado em próximos artigos
levou em consideração a integração de todas as dimensões e indicadores envolvidos no processo
de avaliação do desempenho organizacional, buscando integrar os modelos teóricos
provenientes da área de gestão, com os indicadores educacionais do processo pedagógico de
avaliação do desempenho do estudante, bem como os desafios observados nas três unidades
escolares pesquisadas, cujo levantamento e análise das entrevistas contribuíram com o desenho
do modelo proposto de 10 dimensões de avaliação e 51 indicadores de desempenho.

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