A Pesquisa de Clima Organizacional é um importante instrumento de diagnóstico para se identificar o grau de satisfação dos funcionários de uma organização. Pode ser aplicado de várias maneiras, seja utilizando questionários específicos, fazendo entrevistas e/ ou observando o comportamento no dia a dia. Mas como obter tais informações, já que nem sempre os funcionários e colaboradores, se manifestam abertamente. E quando saber que, ao se expressar de alguma maneira, ele está sendo sincero?
As empresas em sua grande maioria só se dão conta de que perdeu um excelente colaborador quando ele se demite, quando já é tarde. É comum ouvir gestores e empresários reclamarem de colaboradores insatisfeitos e improdutivos. Os indicadores de RH apontam alto índice de absenteísmo, atrasos, retrabalhos, baixa produtividade, etc. cujos custos operacionais e financeiros são muito elevados.
Vivemos atualmente num mundo corporativo no qual as pessoas são consideradas estratégicas para as empresas, sobretudo, porque representam um diferencial competitivo no mercado. E mais, as pessoas constituem em um ativo intangível na medida em que produzem conhecimento, inovam os processos, tecnologias e criam relacionamentos com o mercado. Não são mais vistos como simples recursos ou insumos, mas são humanos! Podem agregar valores intangíveis à organização. Portanto, os gestores devem saber o que se passa na mente e no coração das pessoas.
O diagnóstico de clima organizacional vai possibilitar um mapeamento das – intenções e motivações das pessoas – dando visibilidade das tendências, permitindo ao gestor tomar medidas preventivas e intervir neste processo para evitar maiores complicações futuras para a sua empresa no tocante à produtividade, qualidade e rotatividade de pessoal.
Para se obter as informações de forma estruturada e verdadeira a respeito das opiniões, percepções e sentimentos que os funcionários têm em relação à sua empresa, seu trabalho e os colegas, os gestores e empresários têm optado por aplicar a pesquisa utilizando recursos externos, pessoas sem qualquer envolvimento interno para evitar qualquer contaminação nos resultados. Neste sentido, disponibilizamos a expertise, os meios e recursos que atendem e garantem as condições seguras na aplicação desta pesquisa.
Conheça nossa metodologia!
PROJETOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL
Apoiamos o NAAF – Núcleo Assistencial Anália Franco. O NAAF é uma instituição sem fins lucrativos, fundada em 1993 com o objetivo de atender crianças em idade pré escolar, no sistema de creche e pré-escola. Sua diretoria é 100% formada por voluntários e possui Convênio com a Prefeitura de Guarulhos. Atualmente conta com três unidades para atender aproximadamente 800 crianças em idade pré escolar, de 6 meses a 3 anos e 11 meses. Trata-se de priorizar e dar assistências às famílias em situação de vulnerabilidade social.